Análise Visual
A primeira etapa do processo de degustação de cachaças é a análise visual. Para a melhor avaliação, sugerimos o seguinte: local bem iluminado e limpo; que a bebida seja colocada num copo transparente, de preferência um cálice com haste, para que seus dedos ou suas digitais não atrapalhem, limpo e livre de odores, inclusive daqueles característicos “de armário”, e de espessura relativamente fina; que se tenha uma superfície branca, um papel ou uma cartolina, que, posicionada atrás do copo (cheio pela metade), permitirá a visão do líquido sem a interferência de objetos que por ventura se encontrem no ambiente.
Análise Olfativa
Para esta etapa da degustação, padronize uma distância entre o copo e seu nariz, de modo que um fique próximo ao outro, em geral de três a quatro centímetros são suficientes. É interessante que haja poucas interferências odoríferas do ambiente, mãos ou perfumes corporais.
Análise Retro-olfativa
Esta análise é extremamente importante, já que utiliza os aparelhos sensoriais boca, garganta e nariz, e permite realçar ou descobrir novos sabores da cachaça. Para verificar este critério, inspire preenchendo parcialmente os pulmões com ar, ponha a cachaça na boca e a sinta, engula e, só então, expire lentamente. Analise o conjunto que fica em sua boca: a doçura, a acidez, a picância, o sabor alcoólico, o sabor da madeira, a persistência. Uma boa cachaça mantém as boas características (que você já avaliou no item anterior – Análise Gustativa) por dois segundos ou mais. Quanto mais prolongado, melhor.
Avaliação Final
Para a avaliação final, deve-se considerar o conjunto da obra. Neste momento, lembre que uma boa cachaça depende do canavial e dos tratos que o mesmo recebeu, se a colheita foi feita no momento certo, do tempo que a cana levou entre o corte e a moagem, da qualidade da água para a preparação do mosto, da higiene e qualidade da fermentação e da destilação criteriosa, e ainda, do uso adequado e equilibrado de madeira sem os subterfúgios para mascarar os defeitos originais da cachaça. Como não é possível saber de todos os detalhes da produção temos que confiar nos nossos sentidos, ou seja, temos que avaliar se a aparência, o odor e o sabor da cachaça se encaixam e o quanto isso te agrada.
●●●●●●●●●●●●●●●●
Artigo de Mapa da Cachaça publicado 3 de Junho de 2013 http://www.mapadacachaca.com.br/artigos/como-degustar-cachaca/
Na foto Rodrigo Bitar Diretor de Marketing do Grupo BRASILCRED