Desafio
O cachacier Maurício Maia comanda júri para escolha da melhor cachaça artesanal de alambique

Workshop
Com o objetivo maior de mostrar a excelência sensorial da cachaça, o workshop terá a apresentação do cachacier paulista Maurício Maia, que destacará as privilegiadas informações sobre o produto, ou seja, desde o cultivo da cana-de-açúcar, armazenamento e técnica, até a arte de produção com o objetivo de atender aos paladares mais exigentes.
Isso tudo para mostrar, aos jurados, detalhes sobre a arte e a técnica de degustação de cachaças artesanais de alambiques, para que eles tenham melhores condições de apreciação e decisão, já que Maia é um especialista e conhecedor profundo no
assunto.
Na ocasião, os avaliadores
também tomarão conhecimento sobre a estrutura e características químicas e
organolépticas da bebida, como cor, aroma e sabor.
O Cachacier
Publicitário, Chef de Cozinha e Cachacier (Sommelier de Cachaça), Mauricio Maia, é especializado em bebibas destiladas pelo WSET (Wine and Spirits Education Trust) de londres e aoutor do blog "O cachacier.com".
Apresenta o programa Drink'n Roll no canal Miolos Fritos do YouTube e é um dos principais especialistas em cachaça do país.
Atua como consultor nas áreas de produção, degustação e harmonização da cachaça, sendo um dos pioneiros na utilização da cachaça na alta gastronomia.
É membro fundador do GEDEC - Grupo de Estudos e Degustação de Cachaças e integrante da Cúpula da Cachaça, grupo dedicado a pesquisa e aperfeiçoamento do destilado nacional, nas areas de produção, degustação, harmonização, comércio, marketing e serviços.

O Desafio
Na sequência, acontecerá o 2º Desafio Top Mundial da Cachaça. Como aconteceu na
edição anterior, em 2013, a cachaça artesanal de alambique Cedro do Líbano, irá desafiar, mais uma vez, as melhores cachaças do Brasil.
No evento do ano passado, a Cedro do Líbano foi a grande vencedora, concorrendo com
quatro das melhores cachaças
artesanais de alambique do país, conforme o ranking 2013 da revista Playboy.
Maia conta como planejou o novo desafio de Fortaleza. “Para o 2º Desafio Top Mundial da Cachaça, imaginamos uma nova forma de selecionar as cachaças desafiadas.
Durante 45 dias, diversos especialistas e aficionados convidados enviaram o nome das cinco cachaças que, em sua opinião, poderiam ser classificadas entre as melhores do país.
Os votos foram tabulados e as quatro cachaças mais citadas carimbaram seu passaporte para Fortaleza. O critério de desempate – tivemos três empates – foi a sua colocação no I Ranking da Cúpula da Cachaça, o maior e mais abrangente ranking de cachaças já realizado no país”.
Eis as selecionadas para participar do 2º Desafio, em Fortaleza. ( Ver quadro a baixo).
