top of page

153 anos

A história das Associações Comerciais se confunde com a própria do Brasil. Em meados do século XIX, o Brasil ainda vivia o período imperial, e o comércio, uma das principais atividades econômicas da época, era fortemente influenciado por estrangeiros. Muitos deles vinham de praças europeias e traziam consigo as primeiras ideias para a formação de instituições que representassem a classe comercial no Brasil.

 

No Ceará, a fundação da Associação Comercial aconteceu em abril de 1866 pelo inglês Henrique Brocklehurst e é considerada a mais antiga Entidade de classe do Ceará ainda em atividade. Brocklehurst administrava em Fortaleza uma filial da R.Singlehurst & Co. de Liverpool, também conhecida como Casa Inglesa. Devido à influência inglesa, as Associações Comerciais seguiam os moldes das Câmaras de Comércio criadas na Bélgica e na Inglaterra.

 

Com o passar dos anos, a Associação Comercial do Ceará ampliou suas representações para os setores industriais, agrícolas e de serviços. Porém manteve seu nome original pela tradição e credibilidade que a instituição transmitia. Mesmo com a mudança do regime Imperial para a República, em 1989, as Associações Comerciais sempre se mantiveram à vanguarda. Em 1945, a Associação Comercial do Ceará foi reconhecida como órgão técnico – consultivo de Poder Público, sem nenhum vínculo subordinativo com o Estado, atuando em defesa dos interesses das atividades que representa.

 

O processo de desenvolvimento econômico e social do Ceará deve muito a Associação Comercial. Sua participação foi fundamental para a implantação da estrada de ferro de Baturité, a construção do Porto de Fortaleza, a eletrificação do Estado, a criação do Banco do Nordeste e da FUNCEME. A Associação Comercial do Ceará também esta presente em diversas campanhas de combate às secas e socorro às vítimas dessas e de outras calamidades. Seus esforços sempre foram pertinentes, desde as mobilizações contra o cangaço, que aterrorizava vilas e cidades da região em tempos remotos, até ao estímulo das chamadas Pirâmides da vitória nos tempos da II Guerra Mundial.

 

A ACC é uma organização multissetorial, representa e expressa a opinião independente, de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas. Com 153 anos de existência, a ACC é história viva, mas também é inovação. Uma associação que é parceira, é também, acima de tudo, a grande amiga do empresário cearense, que acredita no seu comércio local e propulsiona suas atividades para todo o mundo.

 

 

Sede Histórica

O Edifício Antônio Gomes Guimarães, que atualmente é de propriedade da Associação Comercial do Ceará, já possuiu instalações do Hotel de France e do Palace Hotel. A construção é do final do século XIX com Estilo Arquitetônico eclético, os elementos ainda são mantidos os originais, já que a edificação faz parte do grupo de prédios de grande relevância para a história de Fortaleza.

 

Antes desta edificação, havia no local, um sobrado que pertenceu a Odorico Sergismundo de Arnout e foi demolido após ser adquirido por Dario Teles de Meneses, que constituiu outro em seu lugar em meados de 1890. A edificação somente se tornou um hotel quando José Gentil o adquiriu, fazendo funcionar então, o Hotel de France, cujos donos eram os franceses Louis Dragaud e Louis Gonthier e o alsaciano Isidor Braun. Em 17 de julho de 1927, passa a funcionar o Palace Hotel e em 1940, o prédio sofre sua última grande reforma, passando a ter elementos neoclássicos em sua fachada.

Em 10 de Agosto de 1971, o Palace Hotel de Efrem Godim fecha suas portas e em 3 de outubro de 1973, passa, definitivamente a pertencer à Associação Comercial do Ceará até os dias de hoje.

Brasão

O emblema da Associação Comercial do Ceará é representado por um escudo dividido em dois campos, tendo ao centro uma carnaubeira. No campo esquerdo estão desenhados os instrumentos usuais do trabalho agrícola (enxada, pá, cegadeira e ancinho). No campo direito, há um navio, símbolo do comércio marítimo. Ladeando o escudo, há dois ramos, um de algodoeiro e outro de mandioca, os quais se entrelaçam na parte inferior por uma faixa em que se lê: Labor Omnia Vincit. Do Latim, a frase significa “O trabalho tudo vence”. Já na parte superior do escudo, há um globo terrestre com o contorno geográfico do Estado, no qual está gravada a palavra CEARÁ. Ao longo dos anos e, desde sua fundação, o brasão é símbolo do comércio cearense e vem representando a Associação Comercial do Ceará e tudo que ela engloba, não podendo ter forma melhor de se ilustrar.

  • Facebook App Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Dr. João Moreira, 207, Centro, Fortaleza-Ce

Cep: 60030-000

 

Tel: 85.3252.2052

O portal associe-se.com é uma plataforma de benefícios, idealizado pela Wedosell, parceira da ACC.

Associação Comercial do Ceará em parceria com a Interbrasil Administradora de Benefícios está pagando a primeira fatura do Plano de Saúde LIV Coletivo por Adesão, para novos associados até novembro de 2019. 

Promoção válida apenas para pessoas que receberam convite promocional. 

Para participar da promoção, o(a) convidado(a) deve acessar o portal associe-se.com, agendar a contratação e comparecer à reunião que será realizada na sede da Wedosell na Av. Desembargador Moreira, 2001 | 3º andar | Aldeota | Fortaleza | CE.

ATENÇão

© 2019 por Associação Comercial do Ceará

bottom of page